II Congresso de ocorrerá em maio de 2010

26jan10

II Congresso ocorre entre os dias 3 e 6 de maio no TUCA

 Já estão definidas as datas do II Congresso de Jornalismo Cultural: o evento realizado pela Revista CULT ocorre entre os dias 3 e 6 de maio de 2010 no Teatro TUCA, em São Paulo. Serão reunidos jornalistas, intelectuais, escritores e artistas brasileiros e estrangeiros para discutir e analisar a produção cultural contemporânea acadêmica e jornalística. 

I Congresso reuniu cerca de 3 mil pessoas durante 5 dias de evento

Em 2009, o I Congresso de Jornalismo Cultural reuniu cerca de 3 mil pessoas, principalmente graduandos e pós-graduandos de jornalismo, durante cinco dias de evento. Entre os palestrantes convidados estavam os principais jornalistas do país.

Luiz Zanin após palestra sobre cinema

Também participou do evento o espanhol Juan Cruz, um dos principais jornalistas europeus, diretor-adjunto do espanhol El País

Mesas sobre o papel da mídia e do Estado na cultura, discussões sobre a crítica de música, teatro, literatura, artes plásticas, foram os destaques do evento. Na mesa sobre cinema, participaram especialistas como Luiz Zanin (O Estado de S. Paulo),  Sérgio Rizzo (Folha de S.Paulo) e Bráulio Mantovani (roteirista de Cidade de Deus). Já o debate sobre crítica musical analisou a importância das resenhas e da criação de novos espaços de difusão musical, como o myspace, os blogs e os zines. A crítica literária, por sua vez, foi assunto para personalidades do meio, como Manoel da Costa Pinto (TV Cultura), Jerônimo Teixeira (Veja) e Cristovão Tezza (escritor, ganhador do prêmio Jabuti de 2008, com o romance O filho eterno).

Alunos antes da palestra sobre música, durante o Congresso de Jornalismo Cultural

 A televisão e a qualidade dos programas de entretenimento também pautaram as discussões no I Congresso de Jornalismo . O professor da ECA-USP e ex-presidente da Radiobrás Eugênio Bucci destacou a necessidade de fazer debates como aquele promovido pela Revista CULT: “É uma grande vitória quando um congresso consegue dialogar sobre vários aspectos da televisão brasileira de forma democrática”, disse.  Da mesma forma, Alfredo Manevy, Secretário Executivo do Ministério da Cultura, afirmou que aquele foi um “momento histórico. Nunca o Brasil parou para discutir políticas públicas para a cultura com alunos universitários. É importante que a grande imprensa reproduza e dê destaque para  esse debate”.

Crítica musical: Sérgio Martins, Lobão, Marcos Fonseca, Arthur Dapieve e Pedro Alexandre Sanches

Realizado em parceria com ECA-USP, UFRJ, UNESP, UFREGS, PUC-SP, PUC-RS, Cásper Líbero, Mackenzie e Metodista, o II Congresso de Jornalismo Cultural trará novos debates e temas ligados à comunicação e à produção cultural, que certamente gerarão discussões e reflexões que contribuirão para o desenvolvimento da visão crítica e do repertório dos participantes. 

 Mais informações podem ser obtidas com Gabriela Longman, coordenadora do II Congresso, através do e-mail: congresso2010@revistacult.com.br

Anúncios


%d blogueiros gostam disto: