Cultura, imperialismo e globalização

05maio09

A segunda mesa de debate desta terça-feira (dia 5), realizada no teatro da PUC-SP, contou com a participação de Clóvis de Barros Filho, professor da ECA-USP, Ruy Braga, professor de sociologia da USP, e o jornalista José Arbex Jr., editor da revista Caros Amigos. O tema abordado foi “Os mecanismos de dominação tecnológica”, que inclui a cultura, o imperialismo e a globalização.

Clóvis de Barros Filho, José Arbex, Ivan Giannini e Ruy Braga durante a palestra

Clóvis de Barros Filho, José Arbex, Ivan Giannini e Ruy Braga durante a palestra

Para José Arbex, o Congresso deu um passo à frente no sentido de avaliar a repercussão da cultura na mídia. “A importância deste evento consiste justamente em ser o primeiro para refletir sobre o jornalismo cultural. Essa discussão precisa ser ampla e radical, abordando exemplos culturais como as escolas do MST, que mantém ainda métodos de ensino propostos por Paulo Freyre”, afirmou.

José Arbex elogiou a iniciativa da revista CULT e sugeriu novas abordagens temáticas

José Arbex elogiou a iniciativa da revista CULT e sugeriu novas abordagens temáticas

O professor Clóvis, autor do livro Ética na comunicação (Summus), acredita que o tema proposto pela mesa provoca uma reflexão importante sobre os meios de comunicação. Segundo ele, os efeitos de dominação desencadeados pela mídia são possíveis exatamente porque não são percebidos pela população. “É por trás das informações óbvias que podemos encontrar defeitos éticos no jornalismo”, explica. 

Ruy Braga, que teve seu livro Por uma sociologia pública (Alameda Editorial) lançado durante o Congresso, com direito a sessão de autógrafos, também participou da mesa. Mediado por Ivan Giannini, superintendente de Comunicação do SESC-SP, ele abordou temas ligados à história do desenvolvimento tecnológico das sociedades imperialistas e suas transformações ao longo da história. 

Ainda nesta terça-feira, o Congresso de Jornalismo Cultural, iniciativa da revista CULT, apresenta uma mesa sobre a televisão, na qual serão debatidos temas como a importância deste veículo para a crítica cultural no Brasil.

Veja fotos de outros participantes da mesa:

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho

Ruy Braga

Ruy Braga

                      

 

 

 

 

 

 

Ivan Giannini

Ivan Giannini

Fotos: Renato dos Anjos

Anúncios


%d blogueiros gostam disto: