A cultura na formação do homem

05mai09
Analisar a importância da cultura na formação do homem foi a proposta para a primeira mesa de debates que acontece nesta terça-feira (dia 5), durante o Congresso de Jornalismo Cultural, no TUCA (PUC-SP). Entre os palestrantes, personalidades dos principais institutos culturais do país, como Danilo Miranda, diretor regional do SESC-SP, e Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O mediador foi Martin Grossmann, diretor do Centro Cultural São Paulo e professor da ECA-USP.
Martin Grossmann, Hubert Alquéres e Augusto Rodrigues

Martin Grossmann, Hubert Alquéres e Augusto Rodrigues

Completam a mesa dois colunistas da revista CULT, realizadora do evento: Francisco Bosco, ensaísta e escritor, e Marcia Tiburi, professora de filosofia do Mackenzie e apresentadora do programa Saia Justa, do GNT. Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais e responsável pela CPFL Cultura, também estava presente. 

Em entrevista, Danilo Miranda destacou a importância que a imprensa possui na formação da população por ser um órgão difusor de cultura. “O jornalismo também tem a função de educar, mas infelizmente isso está sendo esquecido. Esse é um ponto que precisa ser alterado”, afirmou o diretor do SESC-SP. 

Francisco Bosco e Danilo Miranda durante o debate

Francisco Bosco e Danilo Miranda durante o debate

Para Francisco Bosco, o essencial é enriquecer o repertório cultural das pessoas, mas para isso é preciso definir com cuidado os vários conceitos que a palavra “cultura” implica. Essa iniciativa, no entanto, costuma barrar em questões comerciais. 

O debate entre os palestrantes abordou também temas como a indústria cultural, a falta de preparo dos jornalistas culturais em analisar criticamente uma obra de arte e iniciativas de empresas privadas na área de eventos culturais. 

Marcia Tiburi durante o debate

Marcia Tiburi durante o debate

O I Congresso de Jornalismo Cultural, iniciativa da revista CULT, vai até o dia 8 de maio, sexta-feira, no teatro da PUC-SP. Serão realizadas mesas de debates com os principais representantes do jornalismo cultural e da área de ciências humanas. Paralelamente ao evento, ocorre também o lançamento do novo livro de Ruy Braga, Por uma sociologia pública (Alameda Editorial), e uma sessão de autógrafos com o agitador cultural Alessandro Buzo.

Fotos: Renato dos Anjos

About these ads


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: